Sou um mal gestor ou apenas preciso de ajuda?
Quando é hora de reconhecer que você precisa de apoio para crescer
Por muitas vezes é comum que um gestor se sinta mal consigo mesmo. Na tentativa de equilibrar as demandas do dia-a-dia, a gestão de pessoas, acompanhar a concorrência e a própria ansiedade que muitas vezes é empreender no nosso país, podemos sentir-nos culpados por não alcançar todos os objetivos como líder.
Afinal, quando é a hora de pedir ajuda e para quem devemos pedir ajuda?
Identificando qual prato está caindo
Primeiramente para poder se guiar, um ponto importante é tentar entender qual dos “pratinhos” não estamos conseguindo equilibrar da melhor forma. Você tem uma rotatividade grande com seus funcionários? Está com seu financeiro apertado? Suas vendas não estão alcançando o volume que você precisa? Ou suas demandas estão te consumindo tanto que você não consegue enxergar ou entender onde está o verdadeiro problema?
Na correria da rotina é natural que nos encontremos apenas realizando o que precisamos e não fazer um planejamento ou até mesmo separar um tempo para analisar nossos resultados ou a nossa realidade atual.
A importância de um olhar externo
Para isso, é importante criar uma rotina, muitas vezes com alguém que tenha um olhar externo à sua rotina ou operação. Quando nos acostumamos com a mesma visão, fica difícil enxergar algo fora do lugar ou até mesmo saber por onde começar.
Criar uma rotina de análise, planejamento e execução é importante para saber qual o caminho e a ordem das coisas que devem ser tratadas.
Para quem pedir ajuda?
Entretanto, dentro dessa necessidade, quem seria o indicado para pedir ajuda? O ideal é buscar ajuda com pessoas que já tenham vivido experiências similares às suas, que já tenham passado por essa situação e tenham um olhar analítico e crítico para o processo.
No melhor dos casos, pessoas que já tenham até resolvido esses problemas em outros locais ou empresas. Afinal, tal qual como ir ao médico, é necessário diagnosticar a fundo o problema, ao reconhecer as consequências chegar até o centro da causa para poder medicar e por fim curar aquele mal-estar.
O papel da consultoria
Ao se sentir um mal gestor e identificar que existem problemas na sua empresa que você ainda não consegue identificar, talvez seja a hora de pedir ajuda à uma consultoria.
A consultoria ajuda a diagnosticar a partir de uma análise crítica e profunda, que não se guia por intuição, mas sim baseada plenamente em dados concretos. A solução para os problemas deve ser direta e eficaz. A consultoria ajuda como um braço de gestão, construindo uma rotina de planejamento e análise e traçando os melhores caminhos para sanar os problemas da operação.
Análise baseada em dados
Decisões embasadas em informações concretas, não em intuição
Olhar externo e experiente
Identificação de problemas que você não consegue enxergar
Soluções práticas
Planos de ação diretos e eficazes para resolver os problemas
Rotina de gestão
Criação de processos de planejamento e análise contínua
Está necessitando de ajuda como gestor?
Fale com quem já tem experiência em mais de 300 projetos pelo país. Fale com a Liberdata Consultoria, podemos te ajudar!